FEMUP

A maioria esmagadora da “grande mídia” deste Brasil descaracteriza a cultura popular e a importância no resgate e manutenção das tradições do nosso povo, especialmente a nossa música popular brasileira e, especialmente regional a qual constrói a identidade de várias gerações através da qual nos identificamos como povo, como nação.

As tendências musicais tradicionalmente brasileiras, com suas tantas variações, numa tentativa de classificar a cultura musical de massa são muitas vezes polêmicas e confusas, e por isso se torna indispensável à busca pelas origens de cada uma dessas tendências e no que elas se tornaram na cultura popular atual.

FEMUP – Festival de Música Popular de Morro do Chapéu, é um evento idealizado e realizado nos anos de 1974, 1975 e 1976 pelo grupo de jovens União Jovem Morrense -UJM, que, no ano de 1996, foi resgatado e passou a ser gerido e realizado pela SOCIEDADE FILARMÔNICA MINERVA, tendo hoje expressivo reconhecimento e aceitação no meio artístico, conquistando reconhecimento regional e contando com a participação de artistas e público das mais variadas cidades.

FEMUP – Festival de Música Popular de Morro do Chapéu é um festival de composições inéditas, voltado a todos os gêneros e estilos da música popular brasileira e objetiva fomentar essa forma tão tradicional de expressão cultural, através de um concurso de música, proporcionando o intercâmbio e troca de experiências entre músicos, compositores, intérpretes, poetas e artistas que venham a valorizar a produção musical e cultural de nossa cidade e região, especialmente da Chapada Diamantina. O festival tem sua importância musical e turística, pois, durante sua realização a cidade recebe inúmeros adeptos da boa música popular, especialmente, regional.

LOGO-MINERVA-ATUAL-DATA-semfundo

Sociedade Filarmônica Minerva, entidade civil sem fins lucrativos, fundada em 21 de Outubro de 1906 pelo Coronel Francisco Dias Coelho.