ENCONTRO DE FILARMÔNICAS

Encontro de Filarmônicas foi concebido em 1929 com o intuito de comemorar as datas cívicas e festivas na cidade de Morro do Chapéu, estado da Bahia, tendo se estendido até o ano de 1931. Reuniam-se a Filarmônica Minerva (sede) e a Filarmônica 25 de Dezembro (Arraial do Ventura).

Em 2001, objetivando resgatar e preservar as Filarmônicas, instituições seculares que representam a alegria e o orgulho do povo da Bahia, e, em especial, da gente do interior, bem como para comemorar o aniversário da Sociedade Filarmônica Minerva de Morro do Chapéu, foi reiniciado este evento com o título: “ENCONTRO DE FILARMÔNICAS NA CHAPADA DIAMANTINA’’.

Além de comemorar o aniversário da entidade, este evento objetiva especialmente manter vivo o movimento pela preservação e valorização das Bandas de Música, assim como promover o intercâmbio entre as bandas, a divulgação dessa manifestação cultural popular da Bahia, além de ser uma atividade de lazer e entretenimento aberta ao público, constituído de pessoas de todas as idades e camadas sociais de forma gratuita e democrática. Hoje, o evento conta com a participação de Filarmônicas de várias regiões do nosso Estado.

LOGO-MINERVA-ATUAL-DATA-semfundo

Sociedade Filarmônica Minerva, entidade civil sem fins lucrativos, fundada em 21 de Outubro de 1906 pelo Coronel Francisco Dias Coelho.